A reportagem “Em Alte, foram os jovens a fazer campanha pela Europa”, da autoria de Pedro Lemos, jornalista do Sul Informação, é uma das finalistas do Prémio de Jornalismo “Fernando de Sousa”, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.
A reportagem de Pedro Lemos conta a história de um grupo de jovens da Escola Profissional de Alte que fez «campanha pela Europa» nas últimas Eleições Europeias, tendo sido publicada a 25 de Maio de 2019.
O Sul Informação falou com estes jovens que foram unânimes em admitir que, sem a União Europeia, Portugal «estaria bem pior». Esta reportagem serviu ainda para mostrar como os jovens também se interessam pelas questões europeias, promovendo-as junto dos seus pares.
Pode consultar a reportagem aqui.
A reportagem sobre a nossa escola com o título: "É aqui que eu quero estudar" pode ser lida e ouvida aqui.
Mesmo à distância continuamos a trabalhar. Será já em Novembro que se irão realizar as atividades formativas para os professores (LTTA C1), no âmbito do projeto Erasmus.
"VETinSET - Vocational Education and Training in Sustainable European Tourism" é um projeto na área do turismo sustentável, que pretende desenvolver várias competências, tanto a nível de conceitos como em modos de aprendizagem e que tem como objetivos:
Desta forma os professores, Deanna Raimundo, Teresa Cabrita, Tiago Mendes, Tânia Teixeira e Alexandra Pestana irão juntar-se virtualmente aos seus colegas espanhóis e húngaros para partilharem experiências e formas de ensinar, de modo a criarem novas ferramentas de ensino no campo do turismo sustentável.
Os seguintes guiões, que pode e deve consultar, foram criados com o intuito de definir as normas adequadas para manter a atividade da Escola Profissional Cândido Guerreiro face aos possíveis efeitos da epidemia COVID-19.
(Informação publicada referente ao ano letivo 2017/18 no INFOESCOLAS)
Pode verificar-se nos dados publicados no gráfico infra expresso que os resultados obtidos pela Escola Profissional Cândido Guerreiro (EPCG) relativos à percentagem de alunos da escola que concluíram o ensino profissional em três anos ou menos não foram tão bons quanto aos obtidos no ano letivo anterior (2016/17).
Mas ainda assim, estão 5% acima da média nacional quando comparam com os alunos do país que tinham um perfil semelhante antes da frequência do ensino secundário e que concluíram o ensino profissional em três anos ou menos.
Pode comparar-se esse resultado com os 13% abaixo da média nacional verificados no distrito de Faro no seu todo, o que significa que os resultados do trabalho desenvolvido na EPCG estão alinhados para mais quando comparados com o que se faz a nível regional e nacional.
Mais dados do INFOESCOLA que podem corroborar na análise atrás realizada podem ser consultados em: http://infoescolas.mec.pt/
Aos alunos que frequentam a EPCG
A OPINIÃO DOS COLEGAS QUE TERMINARM OS CURSOS
De acordo com as respostas aos inquéritos promovidos pelo OTES – Observatório de Trajetos dos Estudantes do Ensino Secundário, as respostas realizadas pelos jovens que concluíram os cursos profissionais no ano letivo 2018/19 na Escola Profissional Cândido Guerreiro (EPCG), no global apontam para níveis de satisfação elevados às várias questões que lhes foram colocadas.
Entre outras respostas mais, sobre o ambiente escolar na EPCG, os cursos profissionais frequentados e as Formações em Contexto de Trabalho realizadas, os estudantes responderam (%):
A – NO GRAU DE CONCORDÂNCIA SOBRE AS RELAÇÕES SOCIAIS NA ESCOLA (Quadro 2.1.2)
Em ambas as questões não houve qualquer resposta negativa.
Escola Profissional Cândido Guerreiro (EPCG), 1992-2020 / 27 anos
A EPCG assumiu como Missão: “Educar e formar jovens conhecedores de si próprios, da cultura e potencialidades do seu território e do mundo que os rodeia, de forma participada, inovadora e flexível, capacitados para gerir um percurso pessoal e profissional ao longo da vida.”
O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET), instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders (decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos/formandos, profissionais de EFP e de orientação, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais) e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta formativa das instituições de ensino.
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