VETinSET
As chegadas de turistas internacionais à União Europeia (UE) aumentaram 4% em 2016, atingindo quase 500 milhões, o equivalente a 40% do total mundial. Este resultado preliminar está incluído na primeira versão das “Tendências Turísticas de Curta Duração da União Europeia”, um estudo regular sobre o turismo na UE elaborado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no âmbito da cooperação com a Direcção-Geral do Mercado Interno, Indústria e Empreendedorismo da Comissão Europeia (CE). Estes números significam um grande impacto ambiental, tanto a nível do consumo dos recursos hídricos e energéticos como o aumento dos resíduos produzidos. Desta forma, e de modo a dar uma resposta mais adequada ao problema, existe a necessidade de uma formação mais adequada dos profissionais de turismo.
Objetivos do Projeto
O objetivo geral do VETinSET é desenvolver e implementar práticas inovadoras que permitam reforçar os currículos do Ensino e Formação Profissional com a aquisição de novos conhecimentos práticos em turismo sustentável.
Os objetivos específicos são:
- Proporcionar novas ferramentas e conhecimentos aos professores do Ensino e Formação Profissional (EFP)
- Melhorar o curriculum dos alunos de EFP
- Melhorar a empregabilidade dos jovens diplomados
- Fornecer/melhorar as competências e conhecimentos dos alunos
Implementação e Atividades Desenvolvidas
Materiais de Apoio
- IO1 – Manual de apoio para os professores do Ensino e Formação Profissional que consiste num documento técnico sobre o turismo, para professores de EFP com ferramentas práticas aplicadas ao contexto do turismo sustentável. Este documento é o principal conteúdo da realização de um curso misto para professores de EFP (curso online [IO2] + evento de formação para professores [LTTA C1]). O objetivo deste manual é apoiar o desenvolvimento profissional dos professores através de recursos pedagógicos baseados nas oportunidades de aprendizagem oferecidas pela área do turismo sustentável. A produção baseia-se na elaboração de um documento técnico para o pessoal do EFP do turismo e oferece ferramentas práticas aplicadas ao contexto do turismo sustentável.
O manual está dividido em três módulos
Módulo 1 – Considerações gerais sobre o turismo sustentável.
O objetivo deste capítulo é proporcionar bases profissionais sobre o turismo sustentável centrado nos efeitos do turismo na sociedade, no ambiente e na economia. É descrita uma curta história e o desenvolvimento do turismo que contém os efeitos positivos e negativos do turismo
Módulo 2 - Mercado de trabalho e perfil profissional.
O objetivo deste capítulo é detalhar o essencial do turismo sustentável. São apresentadas as diferentes definições, semelhanças e diferenças entre as abordagens. Definiremos também as dimensões e os principais princípios do turismo sustentável.
O Módulo 3 - Instrumentos Pedagógicos.
O objetivo deste capítulo é destacar os temas atuais do turismo sustentável. São mostradas as diferentes definições, conceitos que estão relacionados com o turismo sustentável (ecoturismo, turismo verde, turismo de ética, turismo responsável, turismo de voluntariado, etc.). Também detalharemos as oportunidades de como medir e desenvolver o turismo sustentável.
- IO2 – Curso On-Line para professores do ensino profissional.
Este curso online está disponível na plataforma da google “Classroom”:
https://classroom.google.com/u/0/c/MjcyMzI2NzkyOTYx
e pode ser acedido por qualquer pessoa. Neste curso podemos encontrar recursos de ensino, módulos de ensino e ainda módulo de avaliação. Há semelhança do manual este curso encontra-se dividido por quatro módulos
- IO3 – Manual com ferramenta para a implementação de critérios sustentáveis em atividades turísticas para estudantes.
Este manual está dividido em 4 módulos:
Módulo 1: Conceitos e Indicadores: Lista de novos negócios sustentáveis ou novas atividades sustentáveis no turismo e Lista de conceitos de turismo sustentável a implementar numa atividade.
Módulo 2: Certificados e critérios: Principais certificados de turismo sustentável (selos a nível europeu); Marketing para um negócio de turismo sustentável; Resiliência do turismo: covid-19, crise ou oportunidade?
Módulo 3: Melhores práticas com casos práticos nos três países parceiros
Módulo 4: Guia de implementação com guia curto para implementar critérios sustentáveis numa verdadeira atividade turística.
- IO4 - Guia de aprendizagem-serviço sobre turismo sustentável para estudantes de formação profissional: "aprendemos a ser úteis". Este manual faz parte do projeto VETinSET que tem a denominação Educação e Formação Profissional no Turismo Europeu Sustentável. Este último material de apoio foi dedicado ao método de aprendizagem-serviços (SL) em Educação e Formação Profissional (EFP) no âmbito do turismo sustentável. No decorrer do documento, explica-se a descrição, benefícios e pontos-chave do SL, na sequência da implementação da metodologia SL dentro da sala de aula terminando com um exemplo de SL adaptado a um curso de EFP no turismo, que será desenvolvido durante o projeto VETinSET.
Atividades de Aprendizagem e Formação para Alunos e Professores do EFP
- LTTA C1 – Formação para professores em Alte
- LTTA C2 – Evento para os alunos que se irá realizar em La Vall d’Uixó na província de Castelló, Comunidade Valenciana, Espanha. Os alunos terão a possibilidade de realizar atividades relacionadas com a sua área de formação em turismo, em dois locais distintos “Cuevas de San Jose” e “Route XYZ”.
Para a divulgação deste projeto será criado um Website, brochura, 4 newsletters, Seminários (um por cada país parceiro) e ainda paginas nas redes sociais (Facebook, Linkedin, Instagram)
Parceiros