Escola Profissional de Alte - L&T's - River

       

Parceiros:

         

O Rio L&T's é um projeto Erasmus+ cujo objetivo é facilitar a transição de alunos do ensino básico (escola) para o ensino secundário (ensino secundário).

Para o efeito, foi posta em prática uma metodologia inovadora: o rio como espaço de aprendizagem e participação dos alunos.

OBJECTIVOS:

- Melhorar a transição educativa aumentando as competências-chave dos alunos para evitar a saída precoce do ensino neste processo de mudança,

- Apoiar o desenvolvimento profissional de professores

- Estabelecer parcerias eficazes entre escolas e partes interessadas que promovam a inovação educativa e a recuperação de espaços naturais

LOCALIZAÇÃO DO PROJETO

IMPLEMENTAÇÃO

SAÍDAS INTELECTUAIS:

  • IO1: Material pedagógico para professores ☼

Consiste em:

«PROGRAMAÇÃO DIDATICA» com atividades de diferentes disciplinas. Reflexão sobre  o que aprendemos (conteúdo), como aprendemos (metodologia), como utilizamos o que aprendemos (competências) e como avaliamos o que foi aprendido e praticado, para melhorar (avaliação).

«GUIA DIDATICO» que permitirá aos professores orientar o aluno na realização destas atividades e oferecerá referências, que podem ser adaptadas ou desenvolvidas com autonomia e criatividade por parte dos professores.

  • IO2: GUIA PARA EMBAIXADORES DO RIO

Consiste em:

O objetivo é formar e converter os alunos num agente de mudança, que promove o cuidado e recuperação do rio local

O material oferecerá ações com diferentes níveis de envolvimento, de um nível baixo para um nível mais desafiante.

  • IO3: GUIA DE TRÂNSITO EDUCATIVO ↔

O DOCUMENTO conterá:

1.Generalidades da transição e análise da alteração da fase educativa.

2.O elemento fluvial como linha orientadora e fonte de cooperação entre os dois tipos de centros.

3.Protocolo de atividades baseadas no rio.

Cada centro educativo organizará um "Encontro de Atualização Metodológica" dirigido a professores de ciclos inferiores, para partilhar os materiais pedagógicos desenvolvidos na IO1, promover a comunicação entre professores de ambas as fases educativas e coordenar as atividades planeadas com os alunos.

  • IO4: VIDEO COMPILAÇÃO ►

Vídeos de 5 minutos que mostrarão como o rio pode ser usado como um espaço de aprendizagem, em diferentes disciplinas específicas

Os atores  nos vídeos serão os  professores e alunos  das escolas secundárias, enquanto os editores dos vídeos serão profissionais.

Haverá 1 vídeo para cada unidade docente desenvolvido nos materiais de ensino para professores.

  • IO5: BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Vai recolher a experiência desenvolvida pelas escolas onde o elo comum é o interesse em "recuperar e proteger o rio local".

O manual servirá de referência para:

PROFESSORES que querem aproveitar o elemento do rio como um espaço de aprendizagem e transição educativa.

Sensibilizar e envolver os ESTUDANTES na conservação da biodiversidade.

A sua implementação promoverá a participação dos cidadãos e servirá de impulso para avançar para a recuperação dos ecossistemas fluviais.

EVENTOS MULTIPLICADORES:

 

 

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE ENSINO DE APRENDIZAGEM

LTTA 1: (Espanha) Evento de formação para professores:

(...) ->  Duração: 3 dias

  • Metodologias inovadoras (aprendizagem de projetos, aprendizagem de serviços...),
  • Partilhar os resultados da reunião de atualização metodológica dirigida a professores não parceiros,
  • Estudar a estratégia de coordenação do trabalho com os professores de outra fase educativa.

LTTA 2: (Portugal) Intercâmbio de grupos de estudantes

* - ->  Nº  PARTICIPANTES: 34 (15 de cada centro educativo)

Será uma experiência prática e participativa, que permitirá aos alunos:

  • Conheça as possibilidades oferecidas por outros ambientes fluviais,
  • Adquirir competências que lhe permitam acompanhar a fase de trânsito educativo, a outros alunos,
  • Avaliar e expandir a perspetiva dos ambientes fluviais,
  • Assumir papéis de liderança («embaixador do rio») dentro e fora da escola.

-  Cada país apresentará aos restantes participantes, os aspetos mais relevantes do seu ambiente fluvial, a diversidade e complexidade do rio, a partir de uma abordagem específica.

- Visita de campo ao ambiente fluvial português e consenso para começar a trabalhar em aspetos comuns que devem aparecer nos vídeos (IO4) «O rio, o nosso professor»

-  Impressões serão trocadas sobre atividades pedagógicas implementadas por professores de diferentes países: Material de ensino (IO1), Guia para embaixadores do rio (IO2), Guia de Trânsito Educativo (IO3) Líder: Escola Profissional de Alte

LTTA 3: (Itália): Evento de formação para professores:

(...) ->  Duração: 3dias

– ->  Número de participantes: 5 professores de cada centro educativo e 2 da FLC e eco & eco

[>  Objetivo: alcançar uma visão integral do potencial do rio como fator integrador na aprendizagem e como uma oportunidade para usar diferentes metodologias.

- ->  Conteúdos:

  • Aprendizagem social: estratégias de participação municipal na geração de iniciativas (cidadania e escola).
  • Espaços fluviais como recursos educativos para a aprendizagem: aspetos urbanos e naturais do ecossistema fluvial.
  • Partilhar o trabalho até agora realizado e unificar critérios para o desenvolvimento da OIM5.

 PARCEIROS 

  • A Escola Profissional de Alte é uma escola localizada numa zona rural do Algarve, pertencente ao concelho de Loulé. Desde 1992, o ensino profissional tem-se dedicado ao ensino profissional nas áreas do turismo, do comércio e da transformação de alimentos e do controlo da qualidade. A principal função da escola profissional de Alte é educar e formar os jovens sobre si mesmos, a cultura e as potencialidades do seu território e do mundo que os rodeia, de forma participativa, inovadora e flexível, capaz de gerir uma viagem pessoal e profissional ao longo da vida.
  • A Economia & Ecologia é uma empresa nascida em 1991 e que opera nas áreas da investigação e consultoria económica para a gestão e interpretação dos recursos locais.

A Eco&Eco lida com o ambiente de vários pontos de vista diferentes:

  • Desenvolvimento local, economia rural e turismo sustentável
  • Economia industrial, tecnologias ambientais, inovação, gestão de resíduos, alterações climáticas.
  • Economia política do ambiente, desenvolvimento sustentável, participação.
  • Educação e formação nas questões acima mencionadas.

A Eco&Eco tem uma longa experiência tanto na área da educação como na formação, como em projetos de investigação que abordam o tema dos rios e da preservação da paisagem.

  • I.E.S BOTANIC CAVANILLES é um Instituto de Ensino Secundário fundado em 1952. Situa-se em La Vall d'Uixó, na região de La Plana Baixa, num ambiente económico dominado basicamente pela indústria do azulejo, e neste momento bastante punido com a crise.

É transmitido:

  • Educação Secundária Obrigatória
  • Bacharelato de Humanidades e Ciências Sociais e Ciência-Tecnológica B diurna e noturna
  • Cursos básicos de Formação Profissional de serviços administrativos e eletricidade e eletrónica.
  • Gestão Administrativa Média de Grau de Formação (dia e noite)
  • Formação de Grau Superior em Administração e Finanças (dia e noite), Automação e Robótica Industrial e Automóvel.
  • O Instituto de Instrução Superior «Maria Montessori – Leonardo Da Vinci» é um Centro Escolar Secundário com várias áreas de aprendizagem, como a Escola Secundária Linguística, Escola Superior Científica, Escola Secundária de Humanidades, Escola Secundária Social, Escola Secundária Técnica.

O sucesso  educativo e o bem-estar dos alunos são as suas prioridades, com uma grande atenção dada à integração pessoal, individualização didática e consciência da cidadania.

I.I.S «Montessori – da Vinci' sempre esteve extremamente envolvido na educação ambiental e na defesa das características  territoriais propondo aos seus alunos uma vasta gama de caminhos didáticos.

  • A Low Carbon Economy Foundation é uma Organização Não-Governamental (ONG) fundada em 2014 e localizada em La Vall d'Uixó, na Comunidade Valenciana (Espanha). O principal objetivo da Fundação é promover formações, divulgação, demonstração, consultadoria, financiamento, consultoria e gestão abrangente em áreas de ambiente e sustentabilidade baseadas num modelo de economia de baixo carbono.