Escola Profissional de Alte - Viral

No âmbito do projeto ERASMUS+ KA 220 – "Environmental evaluation project method for secondary school" - VIRAL, serão realizadas várias atividades escolares e formações em Espanha e nos Países Baixos. Este projeto tem a duração de dois anos, e conta com 6 parceiros:

  • DIALOGUIA CONSULTORIA SOCIAL, SL de Espanha, Comunidad Valenciana - La Vall d'Uixó,
  • Strategia Netherlands dos Países Baixos - Rotterdam,
  • Escola Profissional de Alte, CIPRL de Portugal - Loulé,
  • Stichting Onderwijs Midden Limburg (SOML) dos Países Baixos - Roermond
  • INSTITUTO DE EDUCACIÓN SECUNDARIA BOTÀNIC CAVANILLES de Espanha Comunidad Valenciana - La Vall d'Uixó,
  • Associação Portuguesa de Educação Ambiental de Portugal – Lisboa, e a entidade organizadora que é a LowCarbon - Fundación de la Comunitat Valenciana para una Economía Baja en Carbón de Espanha.
       
 
Este projeto, que terá a duração de 2 anos, envolve 5 professores e 12 alunos, de todas as turmas, dos cursos profissionais.
 

Como objetivo geral, procura-se implementar um projeto-piloto nas escolas sobre educação ambiental, com um tema transversal a ser integrado nos currículos das escolas.

Os objetivos específicos são:

  • Testar práticas inovadoras que permitam permitir mudanças comportamentais permanentes para os alunos, pessoal docente e não docente;
  • Criar material de leitura sobre como transformar aspetos comportamentais pessoais e individuais no combate às alterações climáticas;
  • Melhorar o desenvolvimento profissional dos professores, dando-lhes ferramentas sobre como implementar projetos educacionais nas escolas relacionados com o ambiente;
  • Implementação, monitorização e avaliação de metodologias;
  • Utilização de métodos de avaliação alternativos aos métodos de avaliação tradicional;
  • Promover competências a nível de valores, comportamento cívico e participação.

Uma das primeiras práticas deste projeto será o workshop participativo projetado para as escolas em que os alunos e os professores estarão envolvidos na análise descoberta das tendências em termos de comportamento sustentável que seguem ou têm conhecimento. Durante este processo, a escola será um espaço aberto para discutir e gerar ideias que terão impacto no futuro desenvolvimento das atividades, incluindo diferentes contextos e pessoas.

Este projeto pretende transformar mudanças de comportamento, ao mesmo tempo que sensibiliza os participantes sobre o clima e problemas ambientais, gerando valores comuns na escola para o mesmo tópico.