Visão
Ser uma escola de referência e de qualidade a nível regional e nacional na educação e formação profissional e na promoção dos valores, orientada para a empregabilidade e cidadania ativa.
Missão
Educar e formar jovens conhecedores de si próprios, da cultura e potencialidades do seu território e do mundo que os rodeia, de forma participada, inovadora e flexível, capacitados para gerir um percurso pessoal e profissional ao longo da vida.
Princípios e Valores
Consideramos os seguintes princípios e valores essenciais ao desenvolvimento humano, ao crescimento mútuo, ao respeito pelas diferenças e ao prosseguimento da procura da felicidade individual. Daí que são apontadas linhas de conduta para a partilha/participação, vivência e experiência do projeto educativo, designadamente:
Princípios de base no âmbito do(a):
- Imparcialidade – quando se pensa em equidade e na noção de justiça;
- Integridade – quando se pensa em honestidade e no estabelecimento de bases para a confiança entre as partes;
- Dignidade humana – quando se pensa em direitos inalienáveis, entre os quais a vida, a liberdade e a busca de felicidade por todo e qualquer indivíduo;
- Servir – quando se pensa em dar uma contribuição para a concretização de algo;
- Qualidade ou de excelência – quando se pensa na concretização ao maior nível dos objetivos propostos e na superação das limitações que nos são impostas, na eficácia que se consegue nas concretizações;
- Potencial – quando se pensa que todo o indivíduo tem capacidade de evoluir e crescer, desenvolvendo um potencial cada vez maior, aprimorando os seus talentos;
- Crescimento mútuo e valorização do indivíduo – diretamente ligado ao potencial, onde daí decorrente entende-se que para existir crescimento terá de haver um processo de desenvolvimento de talentos e o exercício do potencial;
- Respeito por si e pelo outro – quando se pensa que sem isso não é possível viver em comunidade;
- Solidariedade e espírito de entre ajuda – quando se pensa em aceitar e compreender as limitações “do outro”, em ajudar os mais novos, os mais fracos e os mais velhos pois essas são as fases do nosso caminho de vida.
Como valores de base a seguir destacamos: Trabalho, Responsabilidade, Dedicação, Empenho, Honestidade, Transparência, Espírito de equipa e iniciativa, Dinamismo, entre outros.
No sentido de operar com estes princípios e valores de atuação no âmbito da concretização do projeto educativo, entendidos como essenciais ao crescimento das instituições, do indivíduo e da sociedade, foi criado o Referencial de Competências-Chave para o Empreendedorismo porque, sem que existam pessoas, instituições e daí decorrente, comunidades empreendedoras, estas definham e morrem, sucumbem aos mais fortes.
Objetivos Estratégicos
- Melhorar o desempenho académico dos alunos, reduzindo o abandono e o insucesso escolar e aumentando o número de alunos que concluem os percursos de formação.
- Promover a satisfação da comunidade escolar, pela valorização do mérito e da excelência dos resultados das aprendizagens, aumentando e diversificando o envolvimento dos pais e encarregados de educação e promovendo uma cultura de autoavaliação, rigor, excelência e qualidade.
- Assegurar a empregabilidade dos alunos, promovendo as ligações da escola à comunidade e desenvolvendo as competências chave para o empreendedorismo.
- Aumentar a qualificação dos Recursos Humanos.
- Promover a participação em projetos nacionais e internacionais.
- Reforçar o papel da escola a nível local e regional, alargando e diversificando o leque de oferta formativa da escola incluindo outros públicos-alvo e consolidando as parcerias existentes com entidades públicas e privadas.
- Garantir um sistema de qualidade na escola alinhado com o quadro EQAVET.
Política de qualidade
A EPCG define a sua Política da Qualidade tendo em conta o estabelecido para o alinhamento da qualidade com o quadro EQAVET.
Nos princípios e valores que promove e na visão que estabeleceu, o projeto educativo da EPCG tem subjacente a promoção de uma Cultura Institucional centrada na Qualidade, na Excelência, na Transparência, no Servir e na Responsabilidade mútua.
Os princípios organizativos da EPCG e os processos que implementa traduzem-se na procura constante da satisfação de todos os stakeholders, tendo por base um processo de melhoria contínua e de inovação.
Os órgãos de gestão da EPCG e da sua entidade proprietária, a EPA-CIPRL, estão comprometidos com a manutenção da Cultura Institucional Centrada na Qualidade através da concretização dos seguintes objetivos:
- Garantir a conformidade com os requisitos legais e normativos;
- Promover uma eficiente gestão dos recursos da organização, atentos os riscos e oportunidades.
- Implementar, rever e comunicar a política e os Objetivos da Qualidade a toda a instituição, para que todos se possam envolver, responsabilizar e cumprir com os compromissos que ela estabelece.
- Organizar programas de formação contínua dos colaboradores e promover a motivação na implementação e manutenção do Sistema de Garantia da Qualidade.
- Promover a manutenção dos processos do Sistema de Garantia da Qualidade;
- Promover a melhoria contínua dos indicadores;
- Estabelecer parcerias com o mundo empresarial e outras organizações nacionais e transnacionais;
- Assegurar a melhoria da gestão administrativa e da comunicação interna relevante a todos os serviços da organização.
4 de junho 2020