Citrivet

De acordo com a Agência Europeia do Ambiente (2016), a agricultura tem um efeito direto nas alterações climáticas, sendo responsável por 10% das emissões de gases com efeito de estufa da UE. O desperdício da citricultura, eliminado principalmente através de queima controlada ou esmagamento (para adicionar ao campo), gera quantidades consideráveis de gases de efeito estufa influentes como o metano e o óxido de nitrofurano.

Ao mesmo tempo o emprego no sector dos bens e serviços ambientais na UE tem crescido 20% desde 2000, proporcionando actualmente 4,2 milhões de empregos (Eurostat, 2018). No entanto, embora exista um consenso geral sobre os benefícios do emprego verde, os especialistas destacam o “hiato de competências verdes” e a necessidade urgente de melhorar as competências necessárias para a eco-indústria (Semana Verde da UE, 2017).

 

Objetivos

O objetivo geral do CitriVET é desenvolver, transferir e implementar práticas inovadoras que aprimorem os estudos dos profissionais agrícolas através da transformação de resíduos cítricos em bioprodutos (óleos essenciais, biocombustível e ração animal).

Promover
Promover o desenvolvimento profissional dos professores de EFP, reforçando as suas competências para introduzir nos currículos de EFP a transformação dos resíduos de citrinos.

Reforçar a empregabilidade
Reforçar a empregabilidade dos estudantes de EFP através de práticas internacionais baseadas no trabalho de alta qualidade no campo da valorização dos resíduos de citrinos.

Competências
Fortalecer a aquisição de competências essenciais (inglês, as TIC) em estudos de EFP agrícolas, incluindo alunos desfavorecidos.

 

Implementação

Resultados Intelectuais

  • Manual para professores de EFP agrícolas: A transformação de resíduos cítricos em bioprodutos. Técnicas, metodologias e tecnologias
  • Curso de e-learning para professores de EFP agrícolas: A transformação de resíduos cítricos em bioprodutos. Técnicas, metodologias e tecnologias
  • Kit de ferramentas para promover atividades de aprendizagem participativa com estudantes de EFP em agricultura na valorização de resíduos de citrinos
  • Estudantes de EFP Agrícola e experiências transnacionais baseadas no trabalho: Orientações para uma alta qualidade e mobilidade inovadora no campo da valorização dos citrinos

 

Eventos

Transformação
A transformação de resíduos cítricos em bioprodutos. Técnicas, metodologias e tecnologias

Inovação
Inovação educacional em estudos de VET agrícolas. Aprendizagem participativa no campo da valorização dos citrinos

 

Atividades de formação de ensino de aprendizagens

C1: (Espanha) Eventos de curta duração, esta ação é organizada por 2 professores de EFP de cada Centro de EFP e 1 profissional de cada Centro de não EFP.

C2: (Espanha) Mobilidade combinada dos alunos do EFP. Esta actividade visa facilitar mobilidades transnacionais de alta qualidade e inovadoras para estudantes de EFP italianos e portugueses em Espanha.

C3: (Portugal) Mobilidade combinada dos alunos do EFP. Esta actividade visa facilitar mobilidades transnacionais de alta qualidade e inovadoras para estudantes de EFP italianos e espanhóis em Portugal.

C4: (Itália) Mobilidade combinada dos alunos do EFP. Esta actividade visa facilitar mobilidades transnacionais de alta qualidade e inovadoras para estudantes de EFP portugueses e espanhóis na Itália.