Escola Profissional de Alte - Técnico/a Comercial

Apresentação

Principais Saídas Profissionais

  • Director Comercial;
  • Responsável de Loja;
  • Chefe de Vendas;
  • Chefe de secção;
  • Responsável de Armazém;
  • Assistente Administrativo;

                                        

Continuação de Estudos

  • Gestão de Empresas;
  • Economia;
  • Marketing;
  • Contabilidade (TeSP);
  • Secretariado Executivo (TeSP);

 

O curso Profissional de Técnico/a Comercial, publicado no Despacho nº.13456/2008, de 14 de Maio, que aprova a versão inicial do Catálogo Nacional de Qualificações, tem a duração de 3 anos e confere um diploma de nível secundário de educação e um certificado de qualificação profissional de nível 4.

Descrição geral do curso: Vender produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, tendo em vista a satisfação dos clientes. 

Plano Curricular

 Captura de ecr 2023 09 27 s 091542

Perfil Profissional

As actividades principais a desempenhar por este técnico são:

  • Estudar os produtos e ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades dos clientes;
  • Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades;
  • Processar a venda de produtos e ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis;
  • Controlar a caixa, procedendo à sua abertura e fecho;
  • Participar na organização e animação do estabelecimento comercial;
  • Efectuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do estabelecimento comercial.
  • Colaborar na definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta, nomeadamente a procura dos clientes e a existência de novos produtos e/ou serviços no mercado;
  • Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes;  
  • Proceder à organização da documentação relativa ao processo de venda.