Escola Profissional de Alte - Operador/a de Jardinagem

Apresentação

Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são percursos de educação e formação profissionalmente qualificante, destinados, preferencialmente, a jovens com idade igual ou superior a 15 anos, em risco de abandono escolar ou que já abandonaram antes da conclusão do 12º ano de escolaridade.

Este CEF permite obter uma certificação escolar equivalente ao 9º ano de escolaridade, ou ainda um certificado de competências escolares. Confere, também, uma certificação profissional de nível 2 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

Este é um CEF Tipo 3 destinado a jovens com o 8º ano de escolaridade ou frequência, sem aprovação, do 9º ano de escolaridade. Têm a duração de 1 ano lectivo.

Plano Curricular

PC CEF jardim 

Perfil Profissional

Organizar e executar tarefas relativas à instalação e manutenção de jardins e espaços verdes, tendo em conta as condições edafoclimáticas e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola e de proteção do ambiente.

ATIVIDADES

  • Interpretar plantas, mapas, peças desenhadas do projeto de instalação de jardins e espaços verdes, a fim de identificar os dados necessários ao trabalho a realizar.
  • Preparar o terreno, para instalação de jardins e espaços verdes.
  • Instalar as espécies ornamentais de acordo com as orientações recebidas.
  • Proceder à manutenção de jardins e espaços verdes, tendo em conta os hábitos vegetativos das espécies e as condições edafoclimáticas, de acordo com as orientações recebidas.
  • Registar dados referentes ao trabalho realizado, de forma a fornecer os elementos técnicos e contabilísticos necessários à gestão, de acordo com as orientações recebidas.
  • Conduzir, operar e regular máquinas e equipamentos de jardinagem e agrícolas adequados às atividades a realizar, tais como motocultivador, charrua, grade, escarificador, fresa, máquina de corte de relva, motosserras, cortasebes,semeadores, roçadoras, “bobcat” e pulverizadores, de acordo com as orientações recebidas.
  • Executar a conservação e a limpeza dos equipamentos e instalações inerentes ao trabalho desenvolvido.