População: 5,447 milhões
Capital: Bratislava
Área: 49 mil Km2
Fauna
Estorninho-malhado:
Tamanho: 20 centímetros
Habitat: residente oeste e sul da Europa e no sudoeste da Ásia
Família: Esturnídeos
Género: Sturnus
Espécie: S. vulgaris
Características: O estorninho-malhado tem 19–23 centímetros (7,5–9,1 polegadas) de comprimento, com uma envergadura de 31–44 centímetros (12–17 polegadas) e um peso de 58–101 gramas (2,0–3,6 onças). Entre as medidas padrão, a corda da asa é de 11,8 a 13,8 centímetros (4,6 a 5,4 polegadas), a cauda é de 5,8 a 6,8 centímetros (2,3 a 2,7 polegadas), o culme é de 2,5 a 3,2 centímetros (0,98 a 1,26 polegada) e o tarso é 2,7 a 3,2 centímetros (1,1 a 1,3 polegada).[18] A plumagem é preta iridescente, roxa ou verde brilhante e pontilhada de branco, especialmente no inverno. As partes inferiores dos estorninhos-malhados machos adultos são menos manchadas do que as das fêmeas adultas numa determinada época do ano. As penas da garganta dos machos são longas e soltas e são usadas em exibição, enquanto as das fêmeas são menores e mais pontiagudas. As pernas são robustas e vermelho-rosadas ou acinzentadas. O bico é estreito e cônico com uma ponta afiada; no inverno é preto acastanhado, mas no verão, as fêmeas têm bicos amarelo-limão com bases rosadas, enquanto os machos têm bicos amarelos com bases cinza-azuladas.
Ratos-Almiscarados
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Cricetidae
Género: Ondatra
Caracteristicas: O rato-almiscarado é a única espécie do gênero Ondatra, é um roedor semi-aquático de porte médio. A pelagem do rato-almiscarado é densa e quente, de cor castanho-avermelhada. Esses animais medem cerca de 33 centímetros de comprimento e possuem membranas nas patas que os auxiliam a nadar. Eles receberam esse nome porque exalam um forte odor de almíscar. A alimentação dos ratos-almiscarados consiste de plantas aquáticas. Eles costumam ser mais ativos no final da tarde e à noite.Os ratos-almiscarados vivem em grupos familiares. Sua casa pode ser uma toca ou um buraco na margem de um rio. Eles também vivem em bancos formados por lodo e plantas, em águas rasas. A fêmea do rato-almiscarado pode dar à luz várias ninhadas em um ano. A cada ninhada nascem de um a onze filhotes.
Esquilos-Voadores-do-Norte
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Sciuridae
Subfamília: Sciurinae
Tribo: Pteromyini
Caraterísticas: Os esquilos-voadores pertencem a tribo Pteromyini (família Sciuridae). Existem 45 espécies dessa tribo. Os esquilos voadores são também esquilos arborícolas, no entanto são uma família com bastantes particularidades. Esta família de esquilos é de hábitos noturnos, tendo para tal olhos grandes e bem desenvolvidos. Os esquilos voadores têm também uma anatomia muito característica, tendo uma membrana de pele que percorre o seu corpo unindo as patas dianteiras às traseiras, o que lhes possibilita fazer voos planados de uma árvore para outra, direcionando o voo com o auxílio da cauda achatada que funciona como leme. Também ao contrário dos esquilos arborícolas, os esquilos voadores muito raramente descem ao solo, pois a sua membrana não lhes permite um bom deslocamento e rapidez deixando-os bastante vulneráveis aos predadores.
Flora
Pinheiros-larícios
Reino: Plantae
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinopsida
Ordem: Pinales
Família: Pinaceae
Género: Pinus
Características:
O pinheiro-larício (Pinus nigra) é uma espécie de pinheiro originária do Velho Mundo. É uma grande árvore, podendo possuir entre 20 a 55 m de altura quando maturo, atingindo uma altura média de 17 m aos 40 anos de idade. As suas sementes maturas possuem 5–10 cm de comprimento. As suas sementes são dispersas em outubro e novembro. Cresce com velocidade moderada, entre 30–70 cm ao ano, e possui no geral um formato cônico, tornando-se cada vez mais irregular com o tempo. Possui um longo tempo de vida, podendo viver mais de 500 anos. Não tolera sombras, necessitando de Sol forte para crescer bem, mas é resistente contra neve e baixas temperaturas, podendo resistir temperaturas de -30 graus.
Bétulas
Reino: Plantae
Clado: Tracheophytes
Clado: Angiospermas
Clado: Eudicots
Clado: Rosids
Ordem: Fagales
Família: Betulaceae
Subfamília: Betuloideae
Gênero: Betula
Características: é um género de árvores da família Betulaceae, (próxima da dos carvalhos, Fagaceae), à qual pertence também a aveleira, Corylus avellana. As bétulas são arbustos ou árvores pequenas ou de tamanho médio, características de climas temperados do hemisfério norte. Têm folhas alternas, simples que podem ser dentadas ou lobadas. O fruto é uma pequena sâmara, embora as asas possam estar reduzidas em algumas espécies. As bétulas diferem do amieiros (Alnus, outro género desta família) por os amentilhos femininos não serem lenhosos e desintegrarem-se na maturidade para libertar as sementes (ao contrário da frutificação em forma de pinha dos amieiros).
Abeto
Reino: Plantae
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinopsida
Ordem: Pinales
Família: Pinaceae
Género: Abies
Caracteristicas:
É o nome popular das diversas espécies do gênero Abies. São árvores coníferas da família das Pináceas, nativas de florestas temperadas da Europa, Ásia, Norte da África e Américas Central e do Norte.
Os abetos, de maneira geral, possuem folhas pequenas e aromáticas, e produzem pólen abundante durante o período de reprodução, o que pode causar alergia respiratória em indivíduos mais sensíveis.
São usados como fonte de madeira, e das suas folhas extraem-se óleos essenciais para aromaterapia e farmacologia. São igualmente bastante apreciados pelo seu efeito decorativo e usados como proteção contra o vento. Todos os anos, milhões de abetos são vendidos como árvores de Natal.