Capital: Atenas
Área: 131 957 km²
Fauna
Κri kri – a cabra selvagem de Creta
Um dos habitantes mais raros e únicos que você pode conhecer ou ouvir sobre os animais da Grécia é a cabra Kri Kri, encontrada unicamente na ilha de Creta. Esse animal é considerado um dos principais animais da Grécia. Ela é uma verdadeira sobrevivente pois vive nas rochas e penhascos íngremes das montanhas cretenses. Seu ancestral, segundo os cientistas, foi introduzido em Creta de forma selvagem, vindo da Ásia, há quase dez mil anos. Posteriormente, ele entrou em contato com cabras domésticas e da criação de ambas a espécie nasceu a cabra cretense Kri Kri.
Tartaruga cabeçuda, outro animal principal da Grécia. As tartarugas cabeçudas são bem comuns em todo o território grego, especialmente em Peloponeso, Zakynthos e Creta, locais de águas quentes e perfeitas para a reprodução da espécie.
A foca-monge do Mediterrâneo, outro animal da Grécia Provavelmente este é um dos animais da Grécia mais raros de se avistar, pois a foca-monge é uma das poucas espécies de mamíferos marinhos que costumam viver em cavernas. Atualmente existem um pouco mais de 500 na natureza, o que a torna cada vez mais rara. A caça predatória e a alta degradação do seu habitat pelo homem são os principais motivos de sua extinção; portanto, quando os pesquisadores descobrem uma nova colônia, ela é mantida em absoluto segredo para a proteção da espécie.
O Arcalos (o Texugo de Creta)
Outro animal principal da Grécia é o Arcalos ou texugo de Creta, é um parente próximo do texugo comum. A grande diferença é sua pelagem áspera e grossa, além de uma faixa branca que começa na ponta do focinho e vai até a parte de trás de sua cabeça. Embora pareça frágil, este pequeno carnívoro é bem astuto e um predador voraz que se alimenta de ratos, cobras, lebres, pequenos camundongos, minhocas, frutas e até caracóis. Bem comum na ilha de Creta, ele prefere as regiões mais altas, acima dos 1.500 metros e, embora fosse bem-caçado por sua pele, agora é uma espécie símbolo da região e protegido por lei.
O Muflão Cipriota, outro animal principal da Grécia Embora pareça bastante com uma cabra comum, o muflão cipriota é o maior animal da fauna cipriota, acredita-se que seja o ancestral de todas as ovelhas domesticadas que temos hoje. Estudos recentes especulam que a espécie pode ter migrado durante o período Neolítico da Ásia para toda a região da Grécia, em especial, Chipre. Como toda cabra, o muflão cipriota é bem arisco, ágil e assusta-se facilmente, o que facilita seus rápidos movimentos nas encostas íngremes das matas.
Flora
Amêndoa (Prunus dulcis): É uma árvore de folha caduca que atinge 7 metros de altura e produz nozes deliciosas: as amêndoas.
Data (Phoenix dactylifera): É uma palmeira de rápido crescimento que pode atingir os 10 metros de altura. É cultivada em toda a região do Mediterrâneo por sua resistência à seca e suas tâmaras.
Figueira (Ficus carica): É uma árvore caducifólia que atinge os 6m de altura e tem um crescimento rápido e cujos frutos, figos, também são comestíveis.
Romã (Punica granatum): É uma árvore caducifólia muito ornamental que também produz alguns frutos, a romã, que são comestíveis para o homem. Cresce muito rapidamente até uma altura de 5-6m.
Oliveira (Olea europaea): É uma árvore perene que atinge uma altura de 5 a 6 metros e produz uma grande quantidade de azeitonas.