A Unidade de Compostagem de Alte, já está a compostar
Com o término do projeto FertiAlte, realizou-se no dia 8 de julho na Escola Profissional de Alte, uma sessão de informação sobre os resultados finais do projeto. Estiveram presentes a comunidade escolar, entidades, organizações e empresas parceiras do Projeto e outros elementos da comunidade de Alte.
Apesar da conclusão do projeto, o conceito vai continuar! Talvez de uma forma menos centralizada, podendo-se transferir alguns compostores, para os parceiros que manifestarem interesse.
Outra ação que iremos desenvolver será replicar este conceito noutros locais, como por exemplo, escolas e Instituições do concelho com cozinhas.
Através do desenvolvimento do Projeto procuramos contribuir para a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), particularmente do ODS11, ODS12 e ODS13, nomeadamente através da promoção da economia circular, da procura de soluções para o tratamento local de bio resíduos, da redução dos depósitos em aterro sanitário, reutilizando o recurso e promovendo a diminuição de metano.
Esta iniciativa conta com o apoio financeiro do Accionad-ODS, que é cofinanciado pelo EP-Interreg V Espanha Portugal (POCTEP). Este promove um quadro de cooperação institucional transfronteiriça entre organizações e instituições da Andaluzia Ocidental, Extremadura (província de Badajoz e Cáceres) e as regiões do sul de Portugal do Algarve e Alentejo.