O programa ERASMUS+ tem como principais objetivos:

  • Promover o desenvolvimento de uma Europa do conhecimento, a todos os níveis da educação e formação;
  • Contribuir para a internacionalização e a excelência do ensino e formação na União Europeia, incentivando a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor, e promovendo a igualdade, a coesão social e a cidadania ativa;
  • Contribuir para alcançar os objetivos de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo da Estratégia Europa 2020, designadamente através da diminuição do abandono escolar, da melhoria da formação profissional e do aumento da empregabilidade de jovens e adultos.

Na Escola Profissional Cândido Guerreiro, o programa ERASMUS+ constitui uma forma de a escola se poder afirmar e desenvolver parcerias, efetivar relações com organizações e empresas internacionais de modo a possibilitar estágios, formações e outro tipo de projetos internacionais, para alunos e professores. A integração neste programa permite ainda o desenvolvimento da comunicação através do Inglês esperando-se ao nível dos alunos, um efeito catalisador de motivar os outros colegas para a aprendizagem da língua inglesa. Ao melhorar essa competência nos alunos melhora-se a sua capacidade de desempenho profissional, abre-se a sua perspetiva de carreira profissional, incluindo a dimensão europeia e melhora-se a sua capacidade de ser um cidadão europeu com capacidade de exercer os seus direitos e respeitar os seus deveres.

O programa ERASMUS+ permite ainda que a escola ganhe uma dimensão europeia, aspirando a novos projetos, à futura criação de uma rede de parcerias com entidades que operam na Europa, que confiram novas qualificações a alunos, docentes e outros elementos da comunidade educativa.