Apresentação
O Curso Profissional de Técnico de Recepção aprovado pela portaria 1316/2006 de 23 de Novembro, tem a duração de 3 anos e confere um diploma de nível secundário de educação e um certificado de qualificação profissional de nível IV.
O Técnico de Recepção é o profissional que executa o serviço de receção e acolhimento em estabelecimentos hoteleiros, meios complementares de alojamento turístico e outros estabelecimentos afins.
Perfil Profissional
As actividades principais a desempenhar por este técnico são:
- efetuar as operações de reservas em função dos pedidos e planificar a ocupação e a distribuição dos serviços;
- efetuar os serviços de check-in, nomeadamente o acolhimento dos clientes/hóspedes, distribuição de quartos, atribuição de viaturas, inscrição em tours turísticos, marcação de viagens, reservas e confirmações de bilhetes para espetáculos, registos manuais ou informáticos, entrega de chaves ou cartões magnéticos e providenciar o eventual serviço de bagagens;
- prestar informações sobre os serviços disponíveis, suas características e especificidades de funcionamento;
- efetuar o atendimento telefónico, a distribuição de correspondência, os câmbios de moeda, a guarda de bagagens e de valores, etc., segundo as normas pré-estabelecidas;
- prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
- efetuar os serviços de check-out, nomeadamente, faturação de consumos internos, pagamento dos débitos de acordo com vária modalidades: cartão de débito/crédito, pecuniário, cheques, registos manuais ou informáticos, recolha de chaves ou cartões magnéticos e providenciar eventual serviço de bagagens e transporte;
- efetuar o arquivo da documentação utilizada na receção;
- atender reclamações e sugestões, assegurando a sua resolução/satisfação e/ou transmitindo-as ao seu superior hierárquico;
- efetuar os registos de ocupação do estabelecimento hoteleiro e da faturação dos alojamentos, com vista a fornecer os dados para o controlo e gestão do serviço;
- assegurar o contacto do estabelecimento hoteleiro ou afim com o exterior, nomeadamente a receção da correspondência e a anotação de outras informações dirigidas aos clientes providenciando a entrega junto dos mesmos, receção de chamadas telefónicas e outros contactos tais como via fax e e-mail efetuando o seu encaminhamento, acolhimento e comunicação da presença de pessoas externas à unidade;
- colaborar na definição dos objetivos e regras de funcionamento do serviço de receção e na implementação de programas de promoção do estabelecimento hoteleiro ou afim;
- assegurar a conservação e manutenção da receção, pela reposição do material utilizado e pela arrumação e higiene do local, de acordo com as normas em vigor.