Escola Profissional de Alte - Técnico/a de Turismo **Oferta Previsional 24/25**

Apresentação

 

Principais Saídas Profissionais

  • Responsável de Informação e Acolhimento de Clientes;
  • Animador Hoteleiro e Turístico;
  • Agente de Viagens;
  • Recepcionista Hoteleiro de SPA e Golfe;
                                  

Continuação de Estudos

  • Informação e Animação Turística;
  • Turismo;
  • Marketing;
  • Gestão Hoteleira;
  • Gestão de Animação Turística (TeSP);

 

O Curso Profissional de Técnico de Turismo aprovado pela portaria 1288/2006 de 21 de Novembro, tem a duração de 3 anos e confere um diploma de nível secundário de educação e um certificado de qualificação profissional de nível IV.

O Técnico de Turismo é o profissional  que executa serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, de reservas em agências de viagens e de recepção e acolhimento em unidades turísticas.

Plano Curricular

 

Perfil Profissional

As actividades principais a desempenhar por este técnico são:

Desenvolver os serviços de informação, organização e animação de eventos em empresas de turismo:

  • Prestar informações de carácter turístico sobre o país e sobre o local onde se encontra;
  • Organizar e acompanhar programas de animação;
  • Organizar eventos, conferências e programas especiais para grupos;
  • Proceder ao atendimento e acompanhamento de clientes, identificando as suas necessidades e orientando as suas escolhas;


Executar serviços em agências de viagens:

  • Apresentar, aconselhar e propor ao cliente diversos tipos de produtos turísticos adequados à sua motivação e interesses;
  • Transmitir aos clientes toda a informação e documentação relativa ao serviço turístico solicitado;
  • Efectuar as reservas, emitir bilhetes e vouchers e outra documentação relevante para as viagens ou serviços a prestar;
  • Proceder à venda e facturação dos serviços prestados;
  • Organizar processos individuais de clientes, efectuar transfers de chegada e partida;
  • Prestar assistência em aeroportos (chegadas e partidas);
  • Realizar programas de viagens, conferências, etc. ;
  • Organizar eventos e programas para grupos especiais;
  • Proceder ao acompanhamento de fornecedores de serviços de agências de viagens, tais como operadores turísticos, empresas ou clientes individuais em fase de contratação;
  • Organizar o arquivo da agência de viagens;


Executar os serviços de recepção e acolhimento em unidades turísticas:

  • Efectuar a pesquisa de diversos tipos de informação turística;
  • Prestar informação e promover produtos e serviços turísticos;
  • Vender produtos e serviços turísticos;
  • Efectuar as operações de reservas;
  • Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
  • Prestar assistência ao cliente;
  • Realizar o atendimento e a recepção do cliente.